sexta-feira, 29 de março de 2013

A arte de amar - Ovidío


"Enquanto ainda és livre e vais onde queres com a rédea solta, escolhe aquela a quem possas dizer: “Só tu me agradas”. Todavia, ela não cairá nas tuas mãos, como trazida do céu por uma brisa, terás que buscar a mulher que encantará seus olhos."

Ovidío é o único poeta latino a receber o titulo de " imoral", o que é uma injustiça, isso talvez tenha acontecido porque ele insinuou que o amor não é algo totalmente espontâneo, existe sim, no ponto de vista dele, uma forma de "atrair" o amor, ou fazer determinada pessoa se apaixonar por você. E é isso o que ele propõe a fazer nesse maravilhoso livro : dar dicas de sedução, ensinar a arte de amar !


"Esteja, antes de tudo, intimamente persuadido que podes conquistar todas as mulheres; e elas serão tuas; terá apenas que estender tuas armadilhas. Será mais fácil que os pássaros emudeçam na Primavera ou as cigarras no Verão, ou que o cão de Mênalo fuja diante das lebres do que uma mulher resistir à carinhosa solicitude de um homem. Aquela que tens como mais difícil de alcançar, também cederá. O amor furtivo agrada tanto ao homem quanto à mulher. Só que o homem não sabe dissimular e a mulher esconde muito melhor os seus desejos. (...) O pudor de fato tolhe a mulher de provocar certas carícias, mas agrada-lhe recebê-las, quando o outro toma a iniciativa. Sim, o homem tem em alta conta suas qualidades físicas, se espera que ela tome a iniciativa. Cabe ao varão começar, fazer as súplicas, e a ela cabe acolhê-las. Queres tê-la? Pede. Ela espera por isso. Conta-lhe a causa e a origem do teu desejo."

Este livro é dividido em três partes: na primeira ele dá dicas de como conquistar a mulher de sua escolha, na segunda ele diz como conservá-la, e na terceira parte ele se dirige às mulheres em si. Só que ele não coloca a mulher na mesma posição do homem, para ele a mulher deve assumir uma atitude um pouco mais passiva (mas ele não é radical, e até diz que elas devem aproveitar o máximo que puderem da juventude), para ele elas devem se cuidar para serem conquistadas. Então nesta parte ele fala sobre o andar feminino, os tipos e cores de roupas que ficam melhor com determinado tipo de pele, penteados, etc. 
Eu achei esse terceiro capitulo especialmente interessante por se tratar de dicas de um homem dadas há mais de 2 milênios!

No decorrer do livro ele comprova o que está dizendo através de passagens mitológicas, por isso a obra talvez fique um pouco cansativa, mas vale à pena lê-la!

11 comentários:

  1. Hum achei interessante deve ser legal dicas de um homem de 2 milênios atrás hehe, ah eu comecei a ler o arte da sedução é ótimo tem dicas pra ambos os sexos e fala do amor como um jogo ou caçada é bem interessante

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Lindinha, gostaria de agradecer pela sua visitinha em meu blog e dizer que vou te linkar e te seguir para sempre estar acompanhando seu cantinho tá ? Espero que faça o mesmo por mim, pois logo logo meu blog terá cara nova e muitas novidades legais. Espero que você faça parte da minha história =]
    Eu gostei muito daqui. Espero que você faça muito sucesso.
    beijinhos querida e me desculpa, mas estou na correria, porque estou com pressa mesmo heehehe...mas outra hora passo com mais calma. Se cuida e feliz Pascoa pra vc e sua familia.

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. nossa amei seu blog, muitas dicas legais.. muito bom ! adoraria que você viesse conhecer o meu cantinho tbm..

    http://consuelosalmeron.blogspot.com.br/

    Espero que goste das minhas dicas, se voce gostar e me seguir avisa ta ? te sigo tbm.. beijinhos e muito sucesso !!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabi.
    Fiquei com muita vontade de ler o livro, apesar de ser bem sexista. A escrita é muito bonita nos trechos que você citou. Adoro textos antigos para entender como se pensava em épocas passadas. Ainda mais sobre relacionamentos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi, não conhecia esse livro, e parece ser interessante, faz tempo que não faço uma leitura desse tipo, adorei a dica!
    Gostei do seu cantinho, é bom não é compartilhar nossos pensamentos e opiniões? Também tenho um blog que está no começo, semana que vem passará por uma remodelagem, encomendei um layout novo, e estou super ansiosa, se quiser passar pra conhecer, ficarei super feliz.
    Já estou te seguindo e espero passar sempre por aqui!!!
    Beijos e sucesso com seu cantinho!
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gabi que incrível!

    Acho muito interessante um livro dessa natureza ainda está ao nosso alcance. Adorei essa dica por se tratar de uma obra não popular.
    Sabe, acho que os homens já são perigosos demais sem a certeza de que podem ter qualquer mulher rsrsrs
    Mas o legal é lermos uma opinião masculina. Adorei!

    Se quiser segue meu blog e avisa que te sigo de volta

    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas parece ser bem interessante. Nunca li nada desse tipo, acredita?

    Um beijo, Karine Braschi.
    http://geekdebatom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Passando aqui para te desejar uma feliz pascoa e também te convidar para ver as novidades em meu blog, pois tá cheio de livros legais de autores nacionais. Espero que goste de algum. beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    Ahhh, poderia seguir meu blog ?? Pois te sigo tá ? beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Queria te convidar a passar em meu blog, pois tem uma postagem nova com uma rsenha da série PLL. Espero que você goste e opine, pois para mim é muito importante.

    beijinhos e se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi. Agora eu tô em dúvidas, sério, sobre o amor. To pensando realmente se ele é algo que possa ser "criado", como você citou no post. Mas pensando bem eu acho que pode sim uma pessoa usar umas artes de sedução pra fazer a outra se apaixonar (to tentando). rsrsrs
    Beijos e adorei o post !
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Linda passando para te convidar a passar no meu blog, porque tá cheio de novidades de livros novos. Espero que vocÊ goste. Tenha um ótimo final de semana e fica com Deus querida.
    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    Amiga se puder siga o meu blog. Estou alertando todos os blogs que estou seguindo, porque nem todos estão. mas enfim...obrigada

    ResponderExcluir